Siga Renato França Bandel nas plataformas digitais e redes sociais

Renato França Bandel

Professor e Intérprete de Viola

Biografia

Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Mestre em viola pela UdK Berlin (Universidade de Artes de Berlim), estudou na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim (Alemanha) com bolsa da Fundação Vitae. Atua intensamente como recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Realizou estreias brasileiras de obras importantes, como Concerto para viola de Krzysztof Penderecki (com a Orquestra Sinfônica Municipal de S. Paulo, sob a regência de László Tihanyi).

Detentor de diversos prêmios, entre os quais: Vencedor do Prêmio Nascente III – USP (1993), Prêmio Carlos Gomes (2006), como integrante do Quarteto Camargo Guarnieri. Foi professor da Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e da Faculdade Cantareira, em S. Paulo. Integrou o corpo docente do Festival de Inverno de Campos do Jordão de 2002 a 2008. De 2009 a 2011 trabalhou como coordenador pedagógico do mesmo festival. Atua como docente nos festivais de Poços de Caldas-MG, Bagé-RS, Lages-SC, Munasp (SP), Natal-RN, Ouro Branco-MG, João Pessoa-PB, Recife-PE, Maranguape-CE, São Leopoldo-RS, entre outros.

Em sua estadia de sete anos na Alemanha, atuou como violista convidado da Orquestra Filarmônica de Berlim com quem gravou diversos CDs e DVDs, sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Integrou também a Ensemble Oriol Berlin, realizando concertos na Alemanha, México, Portugal, com renomados solistas internacionais. Atuou também como músico convidado na Orquestra Gulbenkian (Lisboa / Portugal).

Trabalhou como coordenador pedagógico na Santa Marcelina Cultura, onde foi responsável pelo Núcleo de Música Antiga, Ópera Estúdio, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Banda Jovem do Estado de São Paulo, Coral Jovem do Estado de São Paulo, assim como da área erudita da Emesp, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. Trabalhou como professor de viola e violino temporário da USP-Ribeirão Preto (2019).

Resumo
Brasil
Mestre em viola pela UdK Berlin (Universidade de Artes de Berlim)
Vencedor do Prêmio Nascente III – USP (1993), Prêmio Carlos Gomes (2006)
Leciona nos idiomas
Português

Assista o vídeo