Siga Ole Böhn nas plataformas digitais e redes sociais

Ole Böhn

Professor e Intérprete de Violino

Biografia

Ole Böhn seguiu uma extensa carreira como solista, músico de câmara e professor. Desde a sua estreia em 1969, tem tocado regularmente com orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Em 1983 viajou pela República Popular da China.

Ele colaborou com maestros como Moshe Atzmon, Herbert Blomstedt, James Conlon, Lukas Foss, Michael Giehlen, Marek Janowski, Franz Welser-Möst e Oliver Knussen, e é um artista frequente no rádio e na televisão em todo o mundo. Em 1990 deu a estreia mundial do concerto para violino de Elliott Carter com a Orquestra Sinfónica de São Francisco e desde então tem executado este concerto, que foi escrito para ele e dedicado a ele, com as principais orquestras da Europa e dos Estados Unidos.

O repertório de Ole Böhn vai do barroco aos dias atuais e é considerado um dos principais intérpretes da música contemporânea americana na Escandinávia. Lecionou no Conservatório Real Dinamarquês e no Conservatório de Música de Oslo; deu aulas na Eastman School of Music, Hart School of Music, na Norwegian State Academy of Music, no Gedai Institute, em Tóquio, e na University of Northern Illinois; e por vários anos conduziu aulas de verão na Officina da Musica de Curitiba, Brasil.

Ole Böhn estudou com Louise Behrend na Juilliard School of Music, com Ernst Glaser em Oslo, Henry Holst no Conservatório Real Dinamarquês de Música e com Max Rostal na Statliche Hochschule für Musik em Colônia.

Ele é o concertino da Ópera Nacional Norueguesa e já ocupou um cargo semelhante com a Orquestra Sinfônica de Copenhague, e trabalhou por períodos mais curtos como concertino da Orquestra Filarmônica de Oslo, Teatro del Fenice em Veneza, Theatro Municipal, Rio de Janeiro, Residentie Orquestra em Den Haag, Orquestra Sinfônica da Cidade do Cabo, Orquestra Beethoven, Bonn e a Ópera Estadual de Hamburgo. Ole Böhn usa um violino feito em 1766 por Giovanni Battista Guadagnini. Foi adquirido para seu uso pelo Nordea Bank of Norway. Ele ingressou no Conservatório de Música de Sydney como Professor Associado em 2009.

Resumo
Pittsburgh, EUA
Professor, Sydney Conservatorium of Music, Australia / Concertino da Ópera Nacional Norueguesa
Leciona nos idiomas
Inglês
Ingressou no FEMUSC em
2006

Assista o vídeo