Siga Norberto Garcia nas plataformas digitais e redes sociais

Norberto Garcia

Professor de Violino, maestro da Sinfonietta, roteirista dos Concertos para Famílias

Biografia

Natural de Buenos Aires, estudou música no Conservatório Municipal de Música “Manuel de Falla” de Buenos Aires, graduando-se com o título de Professor Superior de Música com especialização em Violino. A partir de então, continuou seus estudos de violino sob a direção do maestro Humberto Carfi, participando também dos seminários que ditou nas cidades de San Juan, Mendoza e Rocas de Santo Domingo (Chile). Realizou um curso de atualização com o Mestre Ricardo Bréngola na Accademia Chiggiana em Siena (Itália), graças a uma bolsa da OEA. Ganhou os primeiros prêmios na Seleção Armonicus de Buenos Aires (1974), Jovens Solistas Cidade de Santa Fé e Jovens Solistas Cidade de Mar del Plata. Ambos em 1982.

Foi membro das seguintes orquestras: Rádio Nacional Juvenil, Sinfônica de San Juan e Filarmônica de Buenos Aires. Ocupou o cargo de Concertmaster da Orquestra Sinfônica de Córdoba durante a temporada de 1980. Foi concertino da Orquestra da Ópera de Buenos Aires.Atualmente é concertino suplente da Orquestra Sinfônica Nacional e concertino da Orquestra Sinfônica da cidade de Olavaria (Província de Bs. As.). Realizou inúmeros recitais como solista, e como parte de vários grupos de câmara nos mais importantes espaços do nosso país.

Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Córdoba, Orquestra Sinfônica de Santa Fe, Orquestra Sinfônica de Mendoza, Orquestra Sinfônica de Mar del Plata, Orquestra Sinfônica de San Juan, Orquestra Sinfônica de Tucumán, Orquestra Sinfônica Resistencia, Orquestra Sinfônica da Cidade de Assunção (Paraguai). Ao mesmo tempo, desenvolveu uma intensa atividade pedagógica, tendo sido professor na Universidade Nacional de San Juan e nos Conservatórios Provinciais de Córdoba e Chascomús. Foi coordenador da Escola de Instrumentos de Arco “Humberto Carfi” da Fundación Pro Arte de Córdoba, fundada em 1983 pelo Maestro Humberto Carfi. Ministrou cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas províncias de Catamarca, Salta, Chaco, Entre Ríos, Río Negro (Acampamento Musical Bariloche), Chubut, Buenos Aires.

Atualmente é professor de violino e música de câmara no Conservatório Manuel de Falla, na cidade de Buenos Aires, onde também é diretor da orquestra de cordas; Professor de violino no Conservatório da cidade de San Martín e diretor de sua orquestra sinfônica. É frequentemente convocado por associações como “Cultrum” ou “Asociación Argentina de Compositores” para estrear obras de compositores argentinos em concertos e gravações.

Desde 1996, participa dos Festivais de Música das cidades de Cascavel e Campos dos Goytacazes (Brasil), como professor de violino, regente e como solista em inúmeros recitais. Participou como professor convidado em festivais de música em Curitiba-Brasil de 2002 a 2005.

Atualmente ministra cursos para a área de cordas e é diretor convidado da Orquestra Sinfônica Juvenil da Universidade Nacional de Misiones. Também nas cidades de Encarnación e Assunção do Paraguai, onde é diretor convidado da Camerata Miranda. E desde 2006 diretor artístico do acampamento musical Mamorei.

Resumo
Buenos Aires, Argentina
Spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina / Professor de violino e música de câmara no Conservatório Manuel de Falla
Ganhou os primeiros prêmios na Seleção Armonicus de Buenos Aires (1974), Jovens Solistas Cidade de Santa Fé e Jovens Solistas Cidade de Mar del Plata. Ambos em 1982.
Leciona nos idiomas
Espanhol

Assista o vídeo