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Lucrecia Jancsa

Professora de harpa

Biografia

Ele foi inicialmente treinado em Córdoba com Dora Zenobi, depois se aperfeiçoando na Alemanha, Suíça, França e Estados Unidos, juntamente com Ursula Holliger, Catherine Michel, Susann McDonald e Oscar Rodríguez do Campo. Ela é formada em Música com orientação ARPA pela National University of the Arts (UNA). Ele ofereceu recitais e fez cursos na Alemanha, França, Suíça, Espanha, Itália, México, Brasil, Peru e Uruguai. Em música de câmara, juntou-se a prestigiados conjuntos nacionais e internacionais, como Solistas de música contemporânea, o Sinfonietta de Buenos Aires Dirigido por Gerardo Gandini, e Trio Luminar.

Seu repertório inclui grandes concertos como Ginastera, Boïldieu, Mozart, Pierné, Saint-Saëns, Lutosławski, Ravel, Debussy, etc. Filarmônica de Buenos Aires, Camerata Bariloche, Sinfonia da Uncuyo, Orquestra Nacional de Música argentina “Juan de Dios Filiberto”, Sinfonia de Rosário, Sinfonia de Córdoba, entre outros. Várias dessas apresentações foram feitas em teatros emblemáticos como o Teatro Colón, El Círculo de Rosário, Teatro Libertador de Córdoba, Gran Rex, Teatro Solís e Sodre.

Em 2022, ele representou a Argentina no 14º Congresso Mundial da Harpa (St. David’s Hall, Cardiff, Reino Unido), realizando o Concerto de duas dálias do compositor mexicano Gerardo Tamez, juntamente com o harpista Mercedes Gómez, sob a direção de Sylvain Blassel. Em 2014, ela foi convidada pelo Sociedade das Américas para interpretar Galos e ossos por Pablo Ortiz no Aqui Centro de Artes De Nova York, ao lado de Ensemble Meridionalis Dirigido por Sebastián Zubieta. Ele colaborou com a Orquestra Filarmônica de Israel (2013) e a Filarmônica de Dresden (2018), sob a direção de Zubin Mehta e Michael Sanderling, respectivamente. Em 2024, ela foi convidada como harpista da Orquestra Filarmônica de Santiago do Chile. Durante seus anos de estudo na Alemanha, trabalhou com a Orquestra Sinfônica de Basileia, a Filarmônica de Freiburg, Conjunto moderno e Aventura do conjunto.

Seu interesse pela música contemporânea a levou a participar do CETC, do Festival de Música Contemporânea do Teatro Cervantes e do Teatro San Martín, apresentando obras como Sul incisa por Pierre Boulez (2015), o Concerto IX – Cinco Trios para Flauta, Bandoneon e Harpa Junto com Pablo Mainetti e Patricia da Dalt (2018), Traços XII Para Harpa e Eletrônicos por Martín Matalón (2019) e Zwei Akte por Mauricio Kagel (2018), entre outros. Com o Trio Luminar Foi apresentado em palcos internacionais, como o Auditório do Museu Thyssen-Bornemisza e o Conservatório Real de Música de Madri, a Igreja Saint Martin-in-the-Fields De Londres, o Victor Salvi Harp Museum na Itália e o Festival Internacional de Cervantino no México.

Em 2009, ele recebeu o Prêmio Konex como um dos artistas mais destacados da década.
Paralelamente à sua atividade artística, ele ofereceu Masterclasses No Golden Hall do Teatro Colón, a Semana ARPA em Buenos Aires e na International Harp Academy da Argentina, entre outras instituições. Entre suas gravações estão a publicada pela revista clássico, quatro discos ao lado da Trio Luminar,, Zwei Akte por Mauricio Kagel e Três visões tântricas de Carlos Michans ao lado do quarteto de saxofone de 4mil.

Resumo
Córdoba, Argentina
Solista principal da harpa da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina. Professor da Harpa do Conservatório Superior de Música Manuel de Falla (Buenos Aires). Membro do Conselho de Administração do Congresso Mundial da HARP. Membro do Grande Júri do Konex Awards – Clássica de Música 2019. Membro fundador do Luminar Trio.
Prêmio Konex 2009
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Espanhol

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