Siga Lucia Luque Cooreman nas plataformas digitais e redes sociais

Lucia Luque Cooreman

Professora e Intérprete de Violino

Biografia

Nascida em Córdoba, Argentina, em 1988, sua sólida e crescente carreira a levou a se apresentar na Itália, Alemanha, Bélgica, Áustria, França, Brasil, Canadá, Suíça, China, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Portugal, Eslovênia, México, Nigéria, Senegal, Chile, Uruguai, Luxemburgo e outros países. Ela conquistou inúmeros prêmios em competições internacionais, incluindo: Primeiro Prêmio no Concurso Internacional Austrian Master Classes, realizado em Salzburgo em 2005 e 2006; Primeiro Prêmio no Concurso Delle Arti em Turim, onde recebeu o título de melhor violinista entre todos os conservatórios e universidades da Itália; Primeiro Prêmio no Concurso Internacional Riviera Etrusca na Toscana; Prêmio Especial no Concorso Internazionale Di Violino Curci Di Napoli; o Prêmio Accademia Filarmonica, onde foi reconhecida como a melhor aluna do Conservatório Dall’Abaco em Verona em 2008; e a Bolsa Teresa Gruneisen de 2009. Mozarteum Argentino.” Ela fez sua estreia como solista aos 14 anos com o Concerto para Violino nº 1 de Max Bruch.

Desde então, apresentou-se por toda a América e Europa com diversas orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica Nacional de Buenos Aires, a Filarmônica de Mendoza, a Orquestra Sinfônica de Córdoba, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSPA), a Orquestra Sinfônica de Concepción (Chile), a Orquestra Sinfônica de Entre Ríos, a Orquestra Sinfônica de Mar del Plata, a Orquestra Sinfônica de Santa Fé, a Orquestra Sinfônica de Tucumán, a Orquestra da Fondazione Arena di Verona, a Orquestra de Câmara do Chile, a Orquestra da Universidade do Chile, a Orquestra do Festival Internacional Michelangeli de Brescia, a Orquestra Filarmônica de Wuhan (China) e outras. Na Argentina, seus professores foram Néstor Álvarez e Humberto Carfi. Na Itália, em 2008, obteve um diploma em Performance de Violino pelo Conservatório de Música Dall Abbaco, em Verona.

Sob a orientação de Juan Carlos Rybin, em 2009, dentre centenas de candidatos, o prestigiado maestro Salvatore Accardo a selecionou para aprofundar seus estudos na Itália, na Accademia Walter Stauffer em Cremona e na Accademia Chigiana em Siena. Estudou sob sua orientação até 2013. Também realizou um ano de estudos avançados na Scuola di Musica di Fiesole com Felice Cusano. Participou ativamente de diversos masterclasses na Europa e na América do Sul com maestros como Ana Chumachenco, Sergej Krilov, Zakhar Bron, Felice Cusano, Roby Lakatos, Nora Chastain, Richard Young e Simone Bernardini, entre outros. Mantém uma intensa relação profissional com o pianista Fabricio Rovasio na Argentina. Em Berlim e Paris, lidera dois projetos em duo com os pianistas e compositores Miguel Bareilles e Gerardo Di Giusto. Salvatore Accardo: “Lucía tem um som caloroso e poderoso, uma técnica brilhante e uma musicalidade incrível e cativante.”

Primeira violinista da OCI (Orchestra Da Camera Italiana), regida por Salvatore Accardo, com três anos de atuação em diversas salas de concerto na Europa e no mundo; Spalla da Orquestra do Conservatório de Verona de 2006 a 2009; Spalla convidada na temporada de 2015 da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina; Spalla substituta e Spalla em 2017 da Orquestra Sinfônica de Entre Ríos; Spalla da Orquestra de Câmara de Valdivia (Chile) de 2018 a 2022; Spalla assistente da Camerata Argentina de Tango, dirigida por Pablo Agri. Na Europa, trabalhou como violinista convidada da Mahler Chamber Orchestra, da Orchestra do Michelangeli Festival em Brescia, da Orchestra di Vicenza, da Orchestra l’Offerta Musicale di Venezia, da Hulencourt Soloist Chamber Orchestra de Bruxelas e da Orchestra Musiques des Lumières (Suíça).

Foi convidada como violinista e professora para o Lago Musical Camp em 2015, para o Roca na Patagônia e, em 2018 e 2019, para o Virtuosi de Gravatá International Festival (Brasil) e para o Sesc de Pelotas Festival (Brasil). Suas apresentações mais recentes incluem turnês com o pianista italiano Mauro Bertoli nos Estados Unidos e Canadá, apresentando seu último álbum gravado na Itália; a gravação de um CD na França; e turnês por Luxemburgo, Bélgica e França com o pianista Gerardo Di Giusto. Participou da temporada de 2018 do Teatro Colón em Buenos Aires, apresentando um recital de violino e piano na Sala Principal com Fabricio Rovasio. Ela ganhou o Prêmio Konex Revelação de 2019, a maior premiação da música clássica na Argentina. Em 2019 e 2020, gravou três CDs com obras para violino solo e violino e piano do compositor americano Benjamin Shorstein, lançados nos Estados Unidos.

Atualmente, é spalla da Orquestra Sinfônica de Córdoba, cargo que conquistou por meio de concurso em 2012. Atua como diretora e spalla da Camerata Luque desde 2022. Desde 2013, é professora da Cátedra Superior de Violino da Faculdade Nacional de Música da UADER em Entre Ríos.

Resumo
Córdoba, Argentina
Desde 2013 é professora da Cátedra Superior de Violín de la Facultad Nacional de Música Uader de Entre Ríos
Leciona nos idiomas
Espanhol

Assista o vídeo