Siga Johanne Perron nas plataformas digitais e redes sociais

Johanne Perron

Professora e Intérprete de Violoncelo

Biografia

Artista de violoncelo reconhecida internacionalmente, Johanne Perron atualmente segue carreira como musicista de câmara, solista e educadora. Como solista, apresentou-se com orquestras como as Sinfônicas de Montreal, México e Lisboa, sob a regência de maestros como Charles Dutoit, Franz-Paul Decker, Arthur Weisberg, Otto Werner Muller e Zeev Doorman. Apresentou recitais no Canadá, Brasil, México e Estados Unidos, bem como na Europa, e colaborou como musicista de câmara nos Estados Unidos com membros do Quarteto de Piano da Filadélfia, nos Concertos de Música de Câmara Clássica de Naples, Flórida, e no Festival de Música de Câmara de Lucerna, Nova York. Foi premiada em diversos concursos e é fundadora/membro do Duo Cellissimo e do Trio Garami. Atualmente, integra o Trio Galena, artistas residentes da Valhalla Fine Arts, na Colúmbia Britânica. Sua carreira já foi destaque em inúmeras transmissões de rádio e televisão no Canadá e na WQXR, em Nova York.

Johanne nasceu em Chicoutimi. Quebec. Ainda jovem, mudou-se para a cidade de Quebec e recebeu o primeiro prêmio em violoncelo e música de câmara no Conservatório de Quebec, como aluna de Pierre Morin. Como bolsista do Conselho de Artes do Canadá, pôde cursar mestrado em Yale com Aldo Parisot. Em seguida, estudou com Leonard Rose na Juilliard School of Music, em Nova York. Também estudou com outros artistas renomados, incluindo Janos Starker em Banff, Pierre Fournier em Genebra e Paul Tortelier em Los Angeles. Ganhou diversos prêmios, incluindo o Prix d’Europe, bem como o primeiro prêmio em cordas no Tremplin International des Concours de Musique du Canada.

Os críticos da revista Musical America descreveram Madame Perron como “uma artista de extraordinária dimensão musical, intensidade cativante e profunda serenidade interior”. Gilles Potvin escreveu: “Sua sonoridade é inabalavelmente bela e de grande fluidez. O que mais impressiona nela são os dons musicais que lhe permitem frasear com sensibilidade e elegância”. Johanne Perron atuou como professora na Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro, e no Conservatório de Música da Universidade Lynn, em Boca Raton, Flórida, anteriormente conhecido como Conservatório HARID. Ela lecionou e ministrou masterclasses em festivais no Brasil, Canadá e Estados Unidos. Também fez parte do corpo docente do Domaine Forget, do Morningside Music Bridge e da Valhalla Summer School of Music, na Colúmbia Britânica. Em 2005, após vinte anos de ausência do Canadá, Madame Perron retornou para integrar o corpo docente artístico da Universidade de Montreal, que atrai jovens e talentosos músicos de todo o mundo. Ela também é professora convidada no Conservatório da Universidade Mount Royal, em Calgary, Alberta, onde ministra masterclasses e aulas.

Para Madame Perron, o propósito do ensino não é apenas transmitir conhecimento, mas também criar um diálogo com os mais jovens. Prova disso são suas três filhas, que, por sua vez, adotaram sua própria paixão pela música. Johanne acrescenta: “Essa dimensão humana exige muito investimento pessoal de tempo e energia, mas resulta em grande satisfação em minha carreira docente.” Ela toca um violoncelo Giovanni Grancino de 1705 feito em Milão, Itália.”

Resumo
Chicoutimi, Quebec, Canadá
É membro do Trio Galena
Foi premiada no Prix d’Europe
Leciona nos idiomas
Inglês

Assista o vídeo