Conhecida por seu “tom exuberante, sonoro e assertivo” (NY Stringer Magazine) e “fraseado eloquente” (New York Concert Review), a violista Joanna Mendoza se apresentou em toda a América do Norte, América do Sul, Europa e África do Sul e ministrou master classes em Pequim, China. As aparições em festivais de verão incluem o Interlochen Arts Camp, o Madeline Island Music Camp, o Killington Music Festival, o Mammoth Lakes Chamber Music Festival e o Bellingham Festival of Music.
Joanna Mendoza é violista do Quarteto de Cordas Arianna e Professora Associada de Viola na Universidade de Missouri – St. Louis. Suas performances nacionais e internacionais foram elogiadas por seu “compromisso emocional e virtuosismo fluente” (Pretoria News) e “calor tonal, equilíbrio fastidioso… vitalidade expressiva” (Chicago Tribune). O Quarteto Arianna pode ser ouvido no “Performance Today” da National Public Radio e “Live from Music Mountain”, que transmite para 125 estações nos EUA e para 35 países. Os projetos atuais incluem um contrato de gravação de vários discos de longo prazo com a Centaur Records e uma turnê na África do Sul em agosto de 2013.
Antes de ingressar no Arianna Quartet, a Sra. Mendoza tocou com o Harrington String Quartet por 10 anos. Durante esse tempo, eles estrearam “String Circle”, um quinteto de violas do compositor/violista Kenji Bunch, encomendado e escrito para a Sra. Mendoza. O Harrington Quartet foi apresentado em um documentário de televisão da PBS, “A Sound Collaboration-The Harrington String Quartet”, e gravou os quartetos de cordas completos de Daniel McCarthy na gravadora Albany Record.
A Sra. Mendoza se formou na Universidade de Wisconsin-Madison, onde estudou com membros do Pro Arte Quartet e na Juilliard School, onde estudou com William Lincer e o Juilliard Quartet. Ela toca uma viola feita por Christophe Landon em 1991.