O mundialmente renomado baixo-barítono Guenko Guechev aplicou com fervor sua aptidão natural para a música e seu dom de fluência linguística à especialidade dos estilos vocais interpretativos operísticos do século XIX e início do século XX.
O Professor Guechev nasceu em Stara Zagora, Bulgária. Obteve seu Bacharelado e Mestrado em Performance pelo Conservatório Estatal de Música Pancho Vladigerov, em Sófia, como aluno de Resa Koleva. Após a graduação, continuou seus estudos vocais com o renomado Professor Sergei Afanasiev no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Em 1993, foi escolhido entre centenas de jovens cantores para estudar com o lendário baixo operístico Boris Christoff, em Roma, Itália.
Cantou papéis principais de baixo em diversas companhias europeias. Ele apareceu em produções de Carmen, Nabucco, Boris Godunov, Don Giovanni, Barbiere di Seviglia, Aleko, Macbeth, I Puritani, Il Trovatore, La Boheme, Tosca, La Traviata e Un Ballo in Maschera nos países da Áustria (no Festspielhaus de Salzburgo), Bulgária, Alemanha (Frankfurt, Munique, Hamburgo, Berlim), Suíça, Grécia, Bélgica e Holanda, Noruega, Luxemburgo, França, Dinamarca, Reino Unido e República da Irlanda. Pouco depois de se mudar para os Estados Unidos, o Professor Guechev estreou na ópera americana com o Rigoletto de Verdi, com a Ópera de Pittsburgh, em 1999. Desde então, atuou em Tzar und Zimmerman, de Lortzing, Don Giovanni, de Mozart, Il Trovatore, de Verdi, Madama Butterfly, de Puccini, e Albert Herring, de Britten, com a Ópera Delaware, a Ópera Central City, a Ópera de Siracusa e o Festival de Ópera Natchez.
Em seu estúdio de canto, o Professor Guechev trabalha com os alunos a técnica vocal fundamental e uma ampla área do repertório. Sua verdadeira paixão e expertise residem no desenvolvimento e orientação de vozes operísticas substanciais, capazes de cantar Verdi, Puccini e Wagner.
O Professor Guechev é o fundador e diretor do Lirica Roma, um programa de canto de verão da Universidade Duquesne, sediado em Roma, Itália. Ele também é o Diretor de Educação da Fundação Interatlântica de Música, sediada em Baltimore, e do Concurso Internacional de Voz Puldin, patrocinado pela fundação. Em 2003, Guenko Guechev se tornou o representante para a América do Norte da ONE (Opera Network Europe), uma rede de trinta casas de ópera e festivais de ópera na Europa.