Natural de Blumenau, Curt Schroeter iniciou seus estudos de música aos 7 anos na Escola de Música de sua cidade natal, em 1971. Sempre na mesma instituição prosseguiu seus estudos de flauta transversal sob a orientação de Norton Morozowicz. Neste período foi vencedor dos mais importantes concursos para flauta do país, como: “Jovens Instrumentistas – Piracicaba”, em 1981 e 1983 (Prêmio de melhor intérprete de Música Brasileira), “Série Valores Novos – 1979, no Rio de Janeiro e “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de São Paulo”, em 1984.
Em 1985 transfere-se para a Alemanha, onde em 1987, obtém o Diploma de Graduação na Escola Superior de Música de Stuttgart. Por ocasião do concurso para a formação da “Orquestra do Festival de Música de Schleswig-Holstein” concorre com mais de 300 candidatos de diversos países como Estados Unidos (Julliard School, Curtis Institute), Inglaterra (Royal Academy of Music), França (Conservatório Superior de Paris), Alemanha (Hochschule de Berlin, Hamburg, Frankfurt, Stuttgart, Colonia e Munique), obtendo o posto de 1. Flauta. Trabalha intensamente com a orquestra sob a batuta de Sergiu Celibidache e Leonard Bernstein, executando concertos por toda a Europa. Através de um convite pessoal de Celibidache volta a atuar na temporada 1988 do referido Festival, efetuando tournée com concertos em Hamburgo, Berlin (Philharmonie), Paris (Sala Pleyel), Basel e Milano.
Neste ano transfere-se para Berlin, onde cursa a Universidade de Musicologia, a Escola Superior de Música (Pedagogia da Música). Paralelamente frequenta o Curso de Fenomenologia da Música (1988-1989) na Universidade de Mainz, ministrado pelo Maestro Celibidache. Este período foi marcado por um estreito contato com o trabalho do maestro romeno frente a Orquestra Filarmonica de Munique.
Posteriormente se tranfere para a Itália, assumindo o posto de 1. Flauta da “Orquestra Sinfônica Guido Cantelli” em Milao, onde vem desenvolvendo também trabalho como solista e camerista. Neste mesmo período tem colaborado com as mais importantes orquestras italianas, como: I Pomeriggi Musicali di Milano, Orchestra Stabile di Bergamo, Orchesta del Teatro Carlo Felice di Genova, Accademia Filarmonica di Verona, Orchestra del Teatro Regio di Torino e Orchestra del Teatro La Fenice di Venezia.
Curt Schroeter vem desenvolvendo um intenso trabalho didático no âmbito flautístico e participado de inúmeros Festivais de Música como Londrina (1996-1998), Curitiba (1998-2001) e FEMUSC – Jaraguá do Sul (2007-2022).