Notícias

FEMUSC em pauta

Maestro astronauta e músicos-atores levam crianças a uma aventura musical no 21º FEMUSC nos dias 17 e 24 de janeiro

A Orquestra Sinfônica Não Identificada (OSNI) abre o sábado do festival com o espetáculo “Afinados no Espaço”, que mistura música erudita, teatro e humor nos Concertos para Famílias.

Neste sábado, 17 de janeiro, a programação do 21º FEMUSC inicia pela manhã de uma forma tão inusitada quanto já conhecida por quem acompanha o festival. Isto porque quem assume o palco, às 10h30, do Grande Teatro da SCAR é a OSNI, a Orquestra Sinfônica Não Identificada, que tem como seu comandante um maestro astronauta, devidamente ornamentado. 

A apresentação da orquestra faz parte da série “Concertos para Famílias”, especialmente pensada para crianças, de todas as idades, e seus acompanhantes. A iniciativa, que mistura música e teatro e já é famosa no festival, tem caráter lúdico, educativo e busca aproximar as pessoas da música erudita de uma forma leve e divertida. 

Em cada edição do FEMUSC, a história contada pelos músicos é diferente. A responsável por criá-las é a argentina Karina Barrionuevo, roteirista e coordenadora dos Concertos para Famílias. O desafio é grande, já que ela precisa conciliar um repertório musical adequado à história e também desafiador para os estudantes que compõem a orquestra e estão no festival-escola para aprender. 

Neste ano, a história apresentada pela OSNI se chama “Afinados no Espaço” e conta sobre a chegada de uma nova assistente à orquestra: a D.O.R.I.S, um dispositivo de inteligência sonora (inspirado na inteligência artificial), capaz de causar muitos mal-entendidos musicais, responsáveis por divertir a plateia.     

“É naturalmente muito gratificante para mim, como musicista, ouvir a orquestra tocar, mas quando olho para a plateia e a vejo cheia de crianças, atentas e se divertindo com a história, é maravilhoso”, conta Karina. 

Espetáculo continua no sábado (24) com homenagem à Jaraguá do Sul 

O espetáculo “Afinados no Espaço” continua no próximo sábado, 24 de janeiro, com a parte 2. Igualmente às 10h30 e no Grande Teatro da SCAR, o concerto da semana que vem tem um repertório exclusivamente brasileiro e homenageia Jaraguá do Sul. 

A história ganhará um novo personagem: o fundador da cidade, representado por Luiz Lenzi, maestro da Banda Sinfônica do FEMUSC. Luiz nasceu em Timbó e vai reger a orquestra em apenas um momento da apresentação, dedicado a músicas populares e tradicionais da imigração alemã na região. “Vai ser como uma Schutzenfest no palco”, comenta. 

Zoológico Musical: outra iniciativa do “Concertos para Famílias”   

Antes das apresentações da orquestra e também como parte da programação dos “Concertos para Famílias”, nos dois sábados às 10h, ocorre o chamado Zoológico Musical, momento no qual vários instrumentos são espalhados pelo Grande Teatro da SCAR e ficam à disposição das pessoas para que os conheçam de perto. 

“A gente chama de zoológico porque esses instrumentos de orquestra são como bichos estranhos para o público e a intenção é justamente fazer com que as pessoas se aproximem deles”, comenta Alex Klein, diretor artístico do FEMUSC. 

Ingressos 

Os ingressos para a apresentação da OSNI são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria da SCAR, das 8 às 20h, ou pelo site femusc.com.br, no limite máximo de dois por pessoa.  

O 21º FEMUSC é realizado pela Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, do Governo Federal, e conta com o Patrocínio Master do Itaú, Laranjinha Itaú e WEG, é patrocinado pelas empresas DR Aromas & Ingredientes, Auroracoop, Grupo Elian, Zanotti Elásticos e Porto de Itapoá, apoio da Master Operações Portuárias, Mime, Menegotti, Martinelli Advogados e Unisociesc e realizado por SCAR, FEMUSC Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Serviço
17/01, às 10h | Zoológico Musical – Grande Teatro da SCAR. 

17/01, às 10h30 | Apresentação da Orquestra OSNI – Grande Teatro da SCAR. 

Crédito imagem: Diego Redel

Outras notícias