Notícias

FEMUSC em pauta

Hino da música erudita brasileira e obra que aborda saúde mental são destaques desta quarta, 14, no FEMUSC

Programação reúne clássicos de Villa-Lobos e Clara Schumann e apresentação musical inspirada em uma pessoa com esquizofrenia

A programação do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) desta quarta-feira, 14 de janeiro, tem como um dos destaques a execução da famosa “Bachiana Brasileira n. 5”, obra do compositor Heitor Villa-Lobos. Considerada o hino da música erudita brasileira, será apresentada pela soprano Renata Bueno e acompanhada pela orquestra de violas do FEMUSC. 

O festival também dá ao público a oportunidade de conhecer a obra da compositora alemã do século 19, Clara Schumann. Com um repertório ainda pouco explorado pelos músicos, Clara é considerada a maior pianista da sua geração. A obra será interpretada por três musicistas mulheres em violino, violoncelo e piano. 

Ambas as apresentações fazem parte da série “Grandes Concertos”, com início às 20h30 no Grande Teatro da SCAR.

Obra do Momento Springmann aborda saúde mental por meio da música 

Além dos grandes concertos, o FEMUSC também promove uma série de outros concertos, realizados entre 18h e 19h em diferentes espaços da SCAR. Um deles é o Momento Springmann, dedicado a repertórios mais experimentais. 

É o caso da obra que Alex Klein, diretor artístico do FEMUSC, vai executar nesta quarta-feira, às 19h, no Pequeno Teatro da SCAR. “Estado Alterado” é uma composição da canadense Patricia Morehead, feita em homenagem à sua irmã, que tinha esquizofrenia.  

“A música não foi feita só para entretenimento, ela tem mensagem. Na música erudita um dos caminhos é falar sobre assuntos sérios, que fazem parte da humanidade. Meu objetivo com essa obra é convidar o público a se sensibilizar e repensar tabus”, afirma Alex. A apresentação ganha ainda mais significado em janeiro, mês marcado pela campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre o cuidado com a saúde mental.

Retirada de ingressos

Os ingressos para todas as apresentações do FEMUSC são gratuitos e liberados com 48 horas de antecedência de cada série de apresentação. Eles precisam ser retirados na bilheteria da SCAR, das 8 às 20h, ou pelo site femusc.com.br, no limite máximo de dois por pessoa. 

O 21º FEMUSC é realizado pela Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, do Governo Federal, e conta com o Patrocínio Master do Itaú, Laranjinha Itaú e WEG, é patrocinado pelas empresas DR Aromas & Ingredientes, Auroracoop, Grupo Elian, Zanotti Elásticos e Porto de Itapoá, apoio da Master Operações Portuárias, Mime, Menegotti, Martinelli Advogados e Unisociesc e realizado por SCAR, FEMUSC Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Jaraguá do Sul. 

Programação diária, aberta ao público e gratuita do 21º Femusc 

18h: Série Violão Plus – Sala Multiuso 1 SCAR. 

18h: Série Piano Masters – Sala Multiuso 2 SCAR.

18h: Série Industrial Wander Weege – Sala CineSCAR SCAR.

18h30: Espaço da Música, com gastronomia e apresentações – Área externa entre a SCAR e a ACIJS. 

19h: Momento Springmann – Pequeno Teatro SCAR. 

19h: Recitais de Canto Lírico – Multiuso 2 SCAR. 

20h30: Grandes Concertos – Grande Teatro SCAR. 

20h30: Recitais de Câmara – Pequeno Teatro SCAR. 

A programação completa e detalhada com os nomes das apresentações está no site oficial 🔗 www.femusc.com.br 

Crédito imagem: Diego Redel

Outras notícias