Femusckinho e Femusc Jovem: sementes musicais que rendem lindos frutos  

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) é para todos, e ao longo de sua trajetória, desenvolveu projetos que abraçam as mais diferentes idades e fases da vida.

Com o intuito de criar uma semente que pudesse ser regada ao longo do ano, dando continuidade a essa atmosfera musical, nasceram o Femusckinho e o Femusc Jovem, dois dos principais projetos de iniciação musical do evento, que é considerado o maior festival-escola da América Latina.

De acordo com a coordenadora pedagógica dos projetos sociais do FEMUSC, Vera Possari, o Femusckinho acontece há 15 anos, e vários alunos que passaram pelo projeto hoje são grandes músicos e, atuam profissionalmente, na área.

O Femusckinho tem uma aura de colônia de férias musical. E, para muitos pequenos, é um primeiro contato com o instrumento musical. Para participar, as crianças não precisam ter conhecimento em música, apenas a vontade de viver essa experiência. São cerca de 80 alunos, de seis até 12 anos, e, as vivências são diferentes para cada faixa etária.

Até os nove anos, os pequenos têm contato com aulas de flauta doce, musicalização infantil, percussão corporal e coral. E dos nove aos 12 anos, já iniciam o experimento com instrumentos da orquestra, como violino, cello, viola, e contrabaixo, que são disponibilizados pela SCAR.

“Aqui eles têm o primeiro contato com todos esses instrumentos, e eles escolhem qual deles querem aprender a tocar. E tem muita criança que em um ano conhece o violino, por exemplo, e no próximo aproveita para aprender a tocar contrabaixo. São possibilidades de experiências diferentes, que fazem com que eles se encantem e queiram viver esse mundo incrível da música”, conta a coordenadora.

Os benefícios do Femusckinho vão muito além do que se pode ver. A coordenadora também pontua que a música tem o poder de, além de tocar o coração de quem ouve, potencializar a questão cognitiva, comportamental, e até mesmo motora das crianças.

O pequeno Arthur Lorenzo Maia da Silva, de 7 anos, está super empolgado, pois é a segunda vez que participa do projeto. “Aqui eu aprendo a tocar os instrumentos, e também faço várias amizades. A gente se diverte”. Ele também fez questão de contar que aprendeu sobre disciplina e respeito. “O professor nos ajuda e precisamos respeitar ele, pois ele nos ensina muitas coisas novas”, completou.

Já Isabelli Kanzler, de 9 anos, que participa pela primeira vez do Femusckinho, contou que as aulas de flauta doce têm sido muito divertidas, e que está gostando muito de aprender. “Nós também relaxamos e cantamos aqui nas aulas, e quando ensaiamos para a apresentação dá um frio na barriga. Estou esperando pelo dia do show ansiosa, pois vou participar com os tubos musicais”, conta.

Femusc Jovem é mais um passo para a vida profissional

Já o programa Femusc Jovem é um passo além, e é direcionado a jovens de 12 a 17 anos, e que já têm um contato com a música de alguma forma. Para participar, os alunos precisam estar inseridos no contexto musical, ou seja, num grupo, banda ou quarteto, por exemplo. É um projeto de aperfeiçoamento que potencializa os aprendizados, e conduz os alunos para uma possível vida profissional no mundo da música.

A coordenadora Vera, destaca que o Femusc Jovem iniciou em 2015, com a ideia de dar oportunidade para que os alunos que participavam do Femusckinho continuassem suas trajetórias. “Temos vários exemplos de pessoas que passaram por esse caminho e hoje estão tocando em grandes orquestras do estado, por exemplo, e que continuam vivendo o Femusckinho sendo professores dos pequenos”, completa.

Alicia Schiochet, 18 anos, é um exemplo. Aos 8 anos, ela e a irmã Laís, participaram pela primeira vez do Femusckinho, e ao longo dos anos chegaram ao Femusc Jovem. Segundo ela, a semente da música foi plantada com essa experiência, que faz com que elas estejam inseridas no contexto musical até hoje. “A música mudou nossa vida e é muito presente no nosso dia a dia. Aprendemos muito aqui, é uma experiência incrível, por isso fazemos questão de participar todos os anos”, afirma Alicia.

Apresentação

Neste ano, a apresentação do Femusckinho e do Femusc Jovem acontece no dia 28 de janeiro no Grande Teatro, às 14h. Será um espetáculo muito emocionante, com orquestra, flauta doce, coral, percussão corporal, musicalização infantil. Além da orquestra jovem, que apresentará quatro peças.

Todas as apresentações possuem entrada livre, mediante retirada antecipada dos ingressos, e os grandes espetáculos são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo Canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.

Compartilhe esse post