Concertos de música erudita e show de MPB terão transmissão ao vivo, às 20h30, para todo o Brasil pelo Canal do YouTube do Festival
Neste final de semana, 21 e 22 de janeiro, o FEMUSC – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, considerado o maior festival-escola da América Latina, terá uma programação especial que promete encantar o público presente no Teatro SCAR, em Jaraguá do Sul (SC).
No sábado, 21 de janeiro, às 20h30, a Orquestra Sinfônica do FEMUSC abre a série Grandes Concertos sob a regência do maestro Alex Klein, apresentando a obra “Quadros em uma Exposição”, de Modest Mussorgsky. A obra foi originalmente escrita para piano solo, mas o compositor francês Maurice Ravel a transcreveu para orquestra. Ela representa uma visita que Mussorgsky fez a uma exposição de um amigo falecido, o pintor e arquiteto Viktor Hartmann, impressionado pelo seu trabalho, ele escolheu dez quadros e compôs uma música para cada um deles.
“Iremos apresentar o último movimento intitulado “A Grande Porta de Kiev”, um projeto arquitetônico para um grande portal para Kiev, capital da Ucrânia. Estamos apresentando uma obra russa que termina gloriosamente com a capital da Ucrânia e que vai começar com uma melodia de um compositor ucraniano. Com isso, vamos entrar novamente nesse ponto de buscar paz e entendimento entre os países que estão em guerra”, salienta o maestro Alex Klein, fundador do FEMUSC e um dos principais nomes da música erudita mundial de sua geração. O maestro refere-se à apresentação do “Concerto das Nações” do último dia 16, que reuniu musicistas russas e ucraniana no mesmo palco, mostrando o poder da união da música.
Jane Duboc
Em seguida, outro importante momento da noite de sábado, dia 21, será o show de encerramento do Programa de Música Popular Brasileira , que nessa 18ª edição contou com grandes nomes da MPB, entre eles, a cantora Jane Duboc e um dos principais nomes do acordeão e da gaita brasileiros, o músico gaúcho Renato Borghetti.
Na apresentação de encerramento, a Big Band do FEMUSC apresenta três peças instrumentais e outras sete cantadas. Dentre elas, “Milagre” de Dorival Caymmi, e “Nada será como Antes” de Milton Nascimento e Lô Borges.
Se apresentam Jane Duboc (canto e expressão), Marinho Andreotti (baixo elétrico e acústico), Ramon Montagner (bateria e percussão), Dino Barioni (Guitarra e cordas dedilhadas), Marcelo Ghelfi (piano e teclados), Daniela Spielmann (saxofones e flauta).
No domingo, dia 22, às 20h30, sob a regência do maestro Luiz Lenzi, a Banda Sinfônica do FEMUSC apresenta a obra Sedona, de Steven Reineke.
Na sequência o público poderá ouvir as obras Tom Sawyer Suite (Franco Cesarini), Meteorite (Giuliano Moser), Le Api ( Antonino Pasculli), Quatro Danças brasileiras (Hudson Nogueira), New York Overture (Kees Vlak), Traffic (Thomas Doss). A obra Baião de Lacan ( Guinga e Aldir Blanc) fecha a série de apresentações.
Os espetáculos serão transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube do Festival. Para a programação completa, acesse o site do FEMUSC.