A série Grandes Concertos do Festival Internacional FEMUSC teve como destaque, nesta segunda-feira, a apresentação da obra a “Missa de Santa Cecilia: Kyrie, Gloria, Agnus Dei”, de autoria do padre, maestro, multi-instrumentista e compositor brasileiro José Mauricio Nunes Garcia. A composição contou com a regência do maestro Ricardo Kanji e foi apresentada com instrumentos antigos e acompanhada por quinze vozes de alunos e professores que participam do festival.
O espetáculo da noite foi dedicado à música clássica brasileira e também à MPB com obras de compositores como Ernesto Nazaré, Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos.
Entre uma apresentação e outra, os professores do curso de MPB Marcelo Ghelfi, Marinho Andreotti e Edu Ribeiro contaram histórias sobre a Semana da Arte Moderna e explicaram detalhes sobre o uso de alguns instrumentos musicais.
Houve também a apresentação de uma das composições clássicas mais conhecidas do mundo, Bachianas Brasileiras n.5 – Cantilena, de Heitor Villa Lobos. A famosa Ária sobre texto de Ruth Valadares Corrêa foi composta em 1938, e estreou em 1939 (RJ), sob a regência do próprio Villa-Lobos.
A apresentação, que foi transmitida ao vivo, já está disponível e pode ser acompanhada pelo perfil do FEMUSC no YouTube:
https://www.youtube.com/user/institutofemusc
MPB e Recitais de Câmara
A série de MPB do Festival Internacional FEMUSC começou de um jeito diferente nessa segunda-feira (24). Dessa vez, o universo erudito passeou pela apresentação: a aluna de canto lírico, a soprano Mariana de Araújo, interpretou a “Canção do Amor” de Heitor Villa-Lobos, com Matheus Alborghetti, no piano.
Em seguida, a MPB subiu ao palco com a participação de onze alunos do instrumental que tocaram “Cabaceira Mon Amour” de Sivuca, um dos grandes representantes da música brasileira no exterior. A apresentação seguiu com diversas canções como “Incompatibilidade de gênios”, de João Bosco e Aldir Blanc; “Dona Mariquinha, do grupo A Barca; e “Reconvexo” de Caetano Veloso, na voz de Edinho Vilas Boas acompanhado pelo professor de guitarra Dino Barione. “Tico tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, encerrou o espetáculo.
Já na apresentação dos Recitais de Câmara, que ocorre todo dia às 19h, destaque para a obra de “Sancta mater istud agas”, de Giovanni Battista Pergoles, que mostra detalhes dos sofrimento de Maria ao ver Jesus sendo crucificado. O concerto teve a regência do aluno Fábio Leite e acompanhamento de mais duas alunas cantoras, as sopranos Mariana Gomes e Lívia Ribeiro.
As apresentações continuam até o próximo sábado, 29/01, e os ingressos gratuitos precisam ser retirados com 48 horas de antecedência.