Siga Richard Roberts nas plataformas digitais e redes sociais

Richard Roberts

Diretor Artístico, Professor e Intérprete de violino e Maestro orquestral

Biografia

Richard Roberts, violinista, é aposentado como spalla da Orquestra Sinfônica de Montreal. Antes de sua nomeação para Montreal, foi spalla assistente da Orquestra de Cleveland, sob a regência de Lorin Maazel, por oito anos.

O Sr. Roberts recebeu sua primeira aula de violino com o distinto professor Norman Carol e, aos dezessete anos, estreou como solista com a Orquestra Sinfônica de Minneapolis na Sinfonia Espanhola de Lalo, sob a regência de Stanislaw Skrowaczewski. Em seguida, prosseguiu seus estudos na Universidade de Indiana, onde estudou violino com Josef Gingold e música de câmara com Janos Starker e William Primrose. Posteriormente, estudou também em Genebra, Suíça, com o violinista Henryk Szeryng.

O artista participou de recitais solo e de música de câmara no Canadá, América do Sul, Austrália, Estados Unidos e Europa, além de apresentações com as orquestras de Minnesota, Toronto, Detroit, Cleveland, Edmonton, Montreal e muitas outras. Ele interpretou todo o ciclo das Sonatas e Partitas de Bach para violino solo no Instituto de Arte de Cleveland e foi palestrante frequente na série de palestras pré-concerto da Orquestra de Cleveland. Em Montreal, o Sr. Roberts atuou em diversos papéis solo, incluindo as gravações da Orquestra Sinfônica de Montreal de Scheherazade e Capriccio Espagnol, de Rimsky-Korsakov, Falstaff, de Elgar, e muitas outras obras. Ele foi solista da Orquestra Sinfônica de Montreal em inúmeras ocasiões, muitas vezes em obras raramente executadas, como os concertos de Richard Strauss, Louis Gruenberg, Robert Schumann e muitos outros. Em 1986, o Sr. Roberts se apresentou na Austrália como convidado da Orquestra Sinfônica de Melbourne, executando o Concerto nº 1 (1907) de Bela Bartok, e retornou à Austrália no verão de 1991 para participar do Festival Internacional de Música de Câmara da Austrália.

Como professor, Richard Roberts atuou no corpo docente da Universidade de Minnesota, do Instituto de Música de Cleveland, do Conservatório de Música de Quebec, da Universidade McGill, do Domaine Forget, da Escola de Música Meadowmount e do Instituto Nacional de Orquestra, e ministrou master classes no Oberlin College, na Universidade de Indiana, na Universidade Northwestern, no Instituto Filarmônico de Los Angeles (UCLA), na Academia Internacional de Flaine (França) e na Universidade de Maryland. O Sr. Roberts foi jurado do Concurso Internacional de Violino de Montreal em 1987, do Concurso Andrea Postacchini em junho de 2003, na Itália, e tem sido regularmente convidado para ser membro do júri de competições em todo o mundo.

Resumo
Montreal, Canada
Spalla, Orquestra Sinfônica de Montreal, Canadá
Leciona nos idiomas
Inglês
Ingressou no FEMUSC em
2006

Assista o vídeo