O curso mais disputado do Festival chega a ter dez candidatos por vaga; aulas e apresentações acontecem entre 15 e 28 de janeiro

O maestro carioca Roberto Duarte participa da 18ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), realizado em Jaraguá do Sul, de 8 a 28 de janeiro. Reconhecido por sua extensa trajetória artística, Roberto Duarte foi chamado para dar as aulas de Regência Orquestral, considerado pela organização do FEMUSC o principal curso do gênero na América Latina.

“Talvez na Europa ou nos Estados Unidos, jovens regentes tenham a chance de estudar com maestros famosos e até subir à frente de uma orquestra profissional”, diz o maestro Alex Klein, idealizador do FEMUSC. “Mas dentro de nossas possibilidades, o que nós fazemos é algo realmente fantástico e sem comparativo com outros festivais no Brasil e na América Latina”, conclui.

O curso, um dos mais disputados do Femusc, chega a ter dez candidatos por vaga. Realizadas de 15 a 28 de janeiro, as aulas incluem mais de 12 horas diárias de atividades, com ensaios orquestrais e a oportunidade de uma apresentação para o público.

Dirigido para músicos com conhecimento básico de teoria musical, a técnica para regência envolve o estudo de movimentos, leitura musical, percepção, ritmo e afinação, entre outras habilidades que serão desenvolvidas durantes as aulas.

“Não basta, portanto, termos classes sobre como fazer uma varinha mágica marcar tempo na frente da orquestra. É necessário dar oportunidades a jovens maestros para que experimentem o maior número de atividades possíveis dentro daquilo do que é esperado em uma carreira de maestro profissional”, afirma Klein.

Roberto Duarte participa do FEMUSC pela primeira vez e é considerado um dos nomes mais importantes da regência no Brasil, tendo conquistado diversos prêmios de alta relevância no cenário musical nacional e internacional. Entre as principais orquestras que dirige fora do país estão a Tonhalle Orchester Zürich, a Ungarische Philharmonie, a Orchestre de la Radio Suisse Romande, a Slovak Symphony Orchestra, a Moscow Chamber Orchestra, a Bruckner-Orchester Linz e a Tchaikowsky Symphony Orchestra Moscow.

Reconhecido como o maior festival-escola da América Latina, o FEMUSC de 2023 conta com o envolvimento de 900 músicos – entre professores e alunos. Desses, 72 são músicos renomados, como Simon Bernardini, membro da Orquestra Filarmônica de Berlim, a violinista Débora Wanderley, a cantora Jane Duboc e o sanfoneiro gaúcho Renato Borghetti.

A maioria dos professores brasileiros vêm de São Paulo, seguido por músicos de Santa Catarina e Paraná. Os estrangeiros são 40, 18 chegam dos Estados Unidos e o restante de países da Europa, América do Sul, América Central e Oceania.

 

Roberto Duarte

Aos 81 anos, Roberto Duarte esteve à frente de aproximadamente cinquenta grandes orquestras nacionais e internacionais, como na Alemanha, Suíça, Rússia, Itália, Eslováquia e Chile. No Brasil, conquistou alguns dos mais prestigiados cargos, como o de Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Orquestra Unisinos, no Rio Grande do Sul.

Roberto Duarte também foi fundador e diretor Musical da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, além de ter sido o fundador e presidente do Coral e da Orquestra de Câmara de Niterói.

 

Maior Festival-Escola da América Latina

O FEMUSC será realizado de 8 a 28 de janeiro. Nos vinte dias de espetáculos, a programação vai contemplar o tradicional e esperado “Concerto das Nações”, no qual músicos de diferentes nacionalidades sobem ao palco enaltecendo a própria cultura, a apresentação da orquestra sinfônica do FEMUSC, e três óperas, montadas exclusivamente para o festival, além das aulas, workshops e concertos em diversos locais públicos e entidades da cidade.

900 músicos e estudantes do Brasil e de outros 32 países participam do Festival e realizam aproximadamente 200 apresentações em diversos pontos da cidade.

Todas as apresentações têm entrada livre e gratuita, mediante retirada antecipada dos ingressos. Os espetáculos principais serão transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.

 

Serviço:

18ª edição do FEMUSC

De 8 a 28 de janeiro de 2023

Local : Auditório do Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC e diversos espaços da cidade.

Transmissão ao vivo para todo o Brasil: https://www.youtube.com/user/institutofemusc

Informações: festival@femusc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *