Com músicos, professores renomados e jovens talentos de diversos países, o FEMUSC chega a sua última semana com grandes atrações. Espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo Canal do YouTube do Festival
O FEMUSC – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, considerado o maior festival-escola da América Latina, contará com uma série de atrações na última semana de apresentação, que vai até o dia 28 de janeiro. A programação passa por concertos com a Orquestra de Câmera, Cordas, Harpas, Big Band e a apresentação da Ópera João e Maria, clássico infantil que terá direção do americano Harry Silverstein, que veio para o Brasil, exclusivamente para essa produção.
Na terça-feira, dia 24, às 20h30, o FEMUSC apresenta o último concerto de Música de Câmera. Um quinteto formado pelo professores Juan Lópes (violino), Deborah Wanderley do Santos (violino), Emerson Di Biaggi (viola), Alan Rafferty (violoncelo) e Emanuele Segre (violão clássico) apresenta a obra “Fandango”, do compositor italiano Luigi Boccherini. Em seguida, a professora de harpa, Rita Costanzi vai tocar a obra “Um Suspiro”, de Franz Liszt.
“Também teremos uma brincadeira musical sobre Richard Strauss tocada por cinco professores e ao final um sexteto de cordas com obra de Johannes Brahms”, salientou o maestro e oboísta Alex Klein, fundador do FEMUSC e um dos principais nomes da música erudita mundial de sua geração.
Homenagem
Uma grande homenagem ao compositor e maestro catarinense Edino Krieger, falecido recentemente será realizada na quarta-feira, dia 25, às 20h30. Serão apresentadas quatro de suas obras: “Sonatina para piano”; “Canção do Violeiro”; “Brasiliana, para Viola e cordas”; e “Embalos, para quinteto de sopros”. A família do compositor virá de Brusque (SC) para a homenagem. Edino Krieger foi um dos criadores das bienais de música contemporânea e da Orquestra Sinfônica Nacional.
Em seguida, a Orquestra de Professores termina a noite apresentando a “Sinfonia nº 2”, de Jean Sibelius.
Concerto de Gala
No dia 26, às 20h30, o público poderá assistir um concerto de gala, uma das atrações mais esperadas do Festival.
“Neste concerto traremos o melhor do FEMUSC para o prazer do público, das autoridades e patrocinadores. Vamos mostrar um pouco de tudo que o Festival oferece, teremos um Big Band, a Orquestra de Violões, a Orquestra de Harpas e a Orquestra Filarmônica do FEMUSC Jovem. A noite também contará com a apresentação de um dos nossos alunos de piano, o Elton John Shockness Julien, um pianista de primeira, que não perde um FEMUSC, e que vai apresentar uma obra muito complexa do compositor russo Alexander Scriabin”, salienta o maestro Alex Klein.
Ópera João e Maria
A ópera “Hansel & Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) promete agradar adultos e crianças na sexta-feira, dia 27 de janeiro, às 20h30. Inspirada no célebre conto de fadas dos Irmãos Grimm, detalha a famosa história de João e Maria. O espetáculo terá direção de Harry Silverstein, que veio dos EUA ao FEMUSC exclusivamente para esta produção. A direção musical é de André Santos.
O Pássaro de Fogo
O último dia do Festival, dia 28, sábado, às 20h30, será apresentado o último movimento da “Sinfonia n.º 4”, de Johannes Brahms, com a orquestra liderada pelo maestro Simon Bernardini. Em seguida, a obra “O Pássaro de Fogo”, uma das composições mais famosas de Igor Stravinsky, com regência do maestro Roberto Duarte
18ª edição do FEMUSC
Até o dia 28 de janeiro de 2023
Local: Auditório do Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC e diversos espaços da cidade.
Transmissão ao vivo para todo o Brasil: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: festival@femusc.com.br