A Série Grandes Concertos da 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC destacou na noite dessa quarta-feira, 19/01, obras de grandes nomes do cenário erudito. Composições de Bach, Beethoven e Rameau foram apresentadas por professores e alunos de música antiga.

Na apresentação, o público pode conferir partes da Oferenda Musical, uma das obras mais importantes de Johann Sebastian Bach. A composição é uma coleção de cânones, fugas e outras formas musicais baseada num tema musical solicitado ao músico por Frederico II da Prússia (Frederico, o Grande) e a ele dedicada.

A noite foi finalizada com o movimento do Septeto, de Ludwig Van Beethoven, com destaque para a participação de Fernando Cordella, um dos cravistas mais importantes da atualidade. No concerto foram usados também instrumentos de música antiga como violino, viola, cello, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote.

Apresentações de MPB e Música Antiga
A apresentação de MPB, que acontece diariamente às 18h30, teve como destaque nessa quarta-feira uma homenagem aos 40 anos da morte de Elis Regina com músicas que ficaram consagradas na voz da cantora, como Madalena. O show também destacou canções de compositores nordestinos como Eu só quero um xodó, de Dominguinhos, e La Belle de Jour, de Alceu Valença.

Já a Série Recitais de Câmara, programação com foco na música antiga apresentada sempre às 19h, começou com a apresentação de uma Cantata do compositor italiano Vivaldi, All’ombra di sospetto. A obra, que fala sobre os enganos do amor, foi executada pela soprano Ligia Ishitani Silva, com Gabriel Alves Candido da Silva no Traverso, Lucas Ropelato Voltolini no Violoncelo Barroco e Luiz Wagner Pereira no Cravo.
Na sequência, oito músicos subiram ao palco para a Aria do alemão George Friedrich Handel ‘Se pietà di me non senti’. A soprano Livia Ribeiro Silva, participante do programa de Canto Lírico, foi acompanhada por violinos barroco, fagote barroco, violone, viola barroca, cravo e violoncelo barroco.
A ‘sonatina em la menor’ do multi-instrumentalista barroco alemão George Phillip Telemann encerrou a apresentação da noite e contou com a performance de Catalina Guevara Klein no fagote, o violoncelo barroco de Tor Ellergodt e o cravo de Luiz Wagner.
Os ingressos para as apresentações são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Teatro Scar sempre com 48 horas de antecedência.

Sobre o Festival
Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival Internacional FEMUSC 2022 foi criado em 2006 por iniciativa do maestro brasileiro Alex Klein. Sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional.

A 17 ª edição do Festival Internacional FEMUSC ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e a Semana da Arte Moderna de 22.

Serviço:
17ª edição do Festival Internacional FEMUSC
De 16 a 29 de janeiro de 2022
Local : Auditório do Centro Cultural SCAR
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: festival@femusc.com.br

Acesse e curta o FEMUSC o ano inteiro:
Facebook: https://www.facebook.com/groups/femusc
Instagram: https://www.instagram.com/femusc/
YouTube :https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Flickr :https://www.flickr.com/photos/femusc
Site: https://www.femusc.com.br/

Informações à imprensa:
Ana Farias – aezcom@aezcomunicacao.com.br – Fone: (11) 9 96412962
Cintia Tatini – cintruiz@gmail.com.com – Fone (11) 98080-9800
Cristina Aguilera – cristina.aguilera@midiabrazil.com.br – Fones: (11) 99539-8589 – (11) 3721-1202

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *