ÓPERA Y CANTO LÍRICO

Celine Imbert

Professora de Voz, Diretora de Cena ("A Paixão Segundo São Mateus")

São Paulo, SP, Brasil

Biografia

Céline Imbert é uma cantora lírica brasileira, apontada pela crítica como um dos maiores sopranos brasileiros de todos os tempos.

Psicóloga de formação, com especialização em psiquiatria comportamental, viveu três anos em Moçambique, onde trabalhou como Cooperante da Revolução Moçambicana. Voltando para o Brasil, estudou canto com Leilah Farah e inscreveu-se no I Concurso Eldorado de Música, em 1985, ficando entre os finalistas. Em 1987, atuou em sua primeira ópera: Carmen de Georges Bizet, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2000, ganhou o Prêmio Carlos Gomes na categoria Destaque Vocal Feminino.

Interpretou protagonistas em óperas como Fosca (Carlos Gomes), Cavalleria Rusticana (Mascagni), Werther (Massenet), Madame Butterfly e Tosca (Puccini), O Castelo do Barba-Azul (Bartók), Tannhäuser e A Valquíria (Richard Wagner). Em 2009 foi convidada a participar do especial Elas Cantam Roberto Carlos, cantando A Distância.

Em setembro de 2010, foi agraciada com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.

Ana Häsler

Professora de Voz

Barcelona, Espanha

Biografia

Ana Häsler tornou-se uma das mezzo sopranos mais estabelecidas, brilhantes e aclamadas no mundo do canto lírico europeu nos últimos anos, como confirmado por suas críticas e sua carreira em ascensão.

Magnífica cantora de lieder, tem participado em actuações de classe mundial e faz discos muito originais e significativos com o pianista Enrique Bernaldo de Quirós.

Sua extraordinária voz poderosa com um belo timbre e uma ampla gama de registros permite que ela assuma papéis de mezzo soprano e soprano dramático.

André dos Santos

Professor e Treinador de Voz, Maestro da Orquestra de Ópera do FEMUSC

Jaraguá do Sul, SC, Brasil

Biografia

Santos é pianista formado pela Universidade Federal da Bahia com especialização em ópera na Ópera Nacional de Paris, na França. Em 2001, foi o primeiro brasileiro e único pianista do mundo selecionado para participar do curso de preparação vocal e de repertório do Centro de Formação Lírica da Ópera Nacional de Paris.

Quatro anos depois, ganhou o prêmio Bösendorfer no concurso Hans-Gabor Belvedere, na Áustria. Após 11 anos na França como preparador e maestro assistente de óperas, passou três anos produzindo espetáculos no México, e voltou ao Brasil em 2014, quando assumiu a academia de ópera do Theatro São Pedro, em São Paulo.

Harry Silverstein

Diretor de Cena (Hansel e Gretel)

Chicago, EUA

Biografia

Harry Silverstein estreou uma nova produção de Magic Flute para San Francisco Opera e co-produtores em junho de 2012. Ele colaborou com o artista Jun Kaneko, que fez cenários e figurinos. A produção será apresentada na Opera Carolina em janeiro e na Opera Omaha em fevereiro. O Sr. Silverstein dirigiu um revival de Rigoletto para a Ópera de São Francisco em setembro de 2012, a produção abriu a temporada e uma apresentação foi transmitida para um público de 30.000 pessoas no parque AT&T. Ele estará em Houston para um revival de Don Giovanni em janeiro de 2013.

O Sr. Silverstein desenvolveu uma reputação como um dos intérpretes de Mozart de maior sucesso na ópera. Suas produções incluem o bicentenário de Mozart DON GIOVANNI para a Grand Opera de Houston com Thomas Allen, Rene Flemming e a primeira Anna de Karita Mattila. A produção foi revivida quatro anos depois com Bo Skovus e novamente com Mariusz Kwiecien. Também em Houston, NOZZE DI FIGARO com Patrick Summers, Oren Gradus, Isabel Bayrakdarian, Teddy Tahu Rhodes e Ana Maria Martinez, e novamente com James Gaffigan e Luca Pisaroni estréia como Conde Adriana Kucerova estréia como Susannah e COSI FAN TUTTE com Nathan Gunn , Richard Croft, Christine Goerke e Joyce DiDonato. Na ópera de Dallas ele encenou COSI FAN TUTTE e DON GIOVANNI dirigidos por Graeme Jenkins primeiro com Sergi Leiferkus e depois com Rodney Gilfry. Outras produções de Mozart incluem IDOMENEO para Opera Northern Ireland, uma versão de concerto encenada de COSI com Christof Eschenbach, Carol Vanness e Suzanne Mentzer, e FIGARO com Daniel Barenboim, Dorthea Roschmann e Rebecca Evans e Die Entfuhrung aus dem Serail e Cosi Fan Tutte com James Conlon no Festival Ravinia. Outras produções de Mozart incluem FIGARO para Washington National Opera, COSI para Utah Opera, FIGARO para Opera Pacific, DON GIOVANNI para Wolf Trap Opera e Chautauqua Opera, e FIGARO, COSI, GIOVANNI, IDOMENEO e FLUTE para DePaul Opera Theatre.

Harry Silverstein também é conhecido pela produção de ópera contemporânea, particularmente o trabalho de Philip Glass. Suas colaborações com Mr. Glass incluem a estreia européia de THE MAKING OF THE REPRESENTATTIVE FOR PLANET EIGHT, com libreto de Doris Lessing, na English National Opera com Leslie Garrett e Andrew Shore, Het Muziktheater Amsterdam e Buhnen der Landeshauptstadt, Keil. Outras produções de Óperas de Vidro incluem SATYAGRAHA na Ópera de São Francisco e Ópera de Seattle, AKHNATEN para a Ópera Nacional Inglesa e Ópera da Cidade de Nova York e a estreia sul-americana de FALL OF THE HOUSE OF USHER para a Sala São Luiz em São Paulo, Brasil. Em junho de 2001, o Sr. Silverstein dirigiu a estréia americana da segunda colaboração entre o Sr. Glass e a Sra. Lessing OS CASAMENTOS ENTRE AS ZONAS TRÊS E QUATRO E CINCO no DePaul Opera Theatre, onde é diretor-geral. Mr. Silverstein dirigiu a estreia mundial de KING por Stephen Barlow. Esta ópera baseada no martírio de São Tomás foi apresentada na Catedral de Canterbury.

O Sr. Silverstein fez sua estreia na Lyric Opera of Chicago com uma produção de LA TRAVIATA com Frank Lopardo, Andrea Rost e Demetri Hvorostovsky, e dirigiu CARMEN em 2010. Suas muitas produções do repertório padrão incluem LA BOHEME com Nicola Luisotti, Angela Gheorghiu e Piotr Beczala e RIGOLETTO para San Francisco Opera com Paolo Gavanelli, LA TRAVIATA e RIGOLETTO desenhado por Michael Yeargan, para Houston Grand Opera, MADAMA BUTTERFLY para Victorian State Opera em Melbourne, Austrália e Auckland Opera na Nova Zelândia com Cheryl Barker. Na ópera de Dallas ele encenou COSI FAN TUTTE, DON GIOVANNI, LUCIA DI LAMMERMOORE com Jerry Hadley e Ruth Ann Swenson, a conceituada nova produção de RIGOLETTO com Maureen O'Flynn, Marcus Haddock e Gordon Hawkins, conduzida por Andrew Litton. Outras produções incluem IL TROVATORE na Tulsa Opera, TOSCA com Maria Guleghina e LA TRAVIATA conduzidas por Donato Renzetti para Michigan Opera Theatre, SUSANNA e TOSCA com Sylvie Valayre para Opera Pacific, COSI e DER FLEIGENDE HOLLANDER para Utah Opera, SANSON ET DALILA para Opera Omaha , e DON PASQUALE para o Opera Mobile.

O interesse do Sr. Silverstein no desenvolvimento de novos trabalhos inclui encenar a estreia mundial de grande sucesso de KING the Cathedral Opera sobre a história do martírio de S. Thomas becket por Stephen Barlow, apresentada na Catedral de Canterbury. O Sr. Silverstein dirigiu a estreia mundial de TONKIN de Conrad Cummings para OperaDelaware. O Sr. Silverstein dirigiu a produção altamente conceituada de THE GOOD SOLDIER SCHWEIK para o Chicago Opera Theatre. Outras produções importantes incluem THE BOOR de Donald Grantham, HADLEYVILLE de Robert Moores e Kate Pogue, VIOLA e SLEEPSONG de Gerald Busby e Craig Lucas e MOMENT OF WAR de Robert Owen. O Sr. Silverstein é professor de música e diretor do DePaul Opera Theatre na DePaul University School of Music em Chicago. Suas produções para o DePaul Opera Theatre incluem L'EGISTO, IDOMENEO, COSI FAN TUTTE, L'ORFEO, MERRY WIDOW, STREET SCENE, DIE FLEDERMAUS, DIDO AND AENEAS, THREEPENY OPERA, TROUBLE IN TAHITI, THES OF HOFFMANN, THE RETURN OF ULYSSES À SUA PÁTRIA, DON GIOVANNI, ALBERT HERRING, FALSTAFF, LA BOHEME, LA CALISTO, CARMEN, FLAUTA MÁGICA, CASAMENTO DE FIGARO e TRANSFORMAÇÕES de Conrad Susa. Um amplo interesse por todas as possibilidades do teatro abrange produções de musicais, peças de teatro e operetas. Ele dirigiu PICNIC de William Inge, ISN'T IT ROMANTIC de Wendy Wasserstein, OKLAHOMA!, JOSEPH E O SURPREENDENTE TECHNICOLOR DREAMCOAT e THE MIKADO. O Sr. Silverstein serviu como aprendiz na equipe da Lyric Opera of Chicago e da Houston Grand Opera. Durante este tempo, ele ajudou diretores como David Freeman, Jean Pierre Ponnelle, Peter Hall, Ken Russell, Harold Prince e Robert Wilson. Harry Silverstein desenvolveu uma reputação como um dos intérpretes de Mozart de maior sucesso na ópera. Suas produções incluem o bicentenário de Mozart DON GIOVANNI para a Grand Opera de Houston com Thomas Allen, Rene Flemming e a primeira Anna de Karita Mattila. A produção foi revivida quatro anos depois com Bo Skovus e novamente com Mariusz Kwiecien. Também em Houston, NOZZE DI FIGARO com Patrick Summers, Oren Gradus, Isabel Bayrakdarian, Teddy Tahu Rhodes e Ana Maria Martinez, e novamente com James Gaffigan e Luca Pisaroni estréia como Conde Adriana Kucerova estréia como Susannah e COSI FAN TUTTE com Nathan Gunn , Richard Croft, Christine Goerke e Joyce DiDonato. Na ópera de Dallas ele encenou COSI FAN TUTTE e DON GIOVANNI dirigidos por Graeme Jenkins primeiro com Sergi Leiferkus e depois com Rodney Gilfry.

Outras produções de Mozart incluem IDOMENEO para Opera Northern Ireland, uma versão de concerto encenada de COSI com Christof Eschenbach, Carol Vanness e Suzanne Mentzer, e FIGARO com Daniel Barenboim, Dorthea Roschmann e Rebecca Evans e Die Entfuhrung aus dem Serail e Cosi Fan Tutte com James Conlon no Festival Ravinia. Outras produções de Mozart incluem FIGARO para Washington National Opera, COSI para Utah Opera, FIGARO para Opera Pacific, DON GIOVANNI para Wolf Trap Opera e Chautauqua Opera, e FIGARO, COSI, GIOVANNI, IDOMENEO e FLUTE para DePaul Opera Theatre.

O Sr. Silverstein vive em Evanston, Illinois, com sua esposa Jo Beth, e tem dois filhos, Daniel e Elizabeth.

Guenco Guenchev

Professor de Voz

Biografia

World- renowned bass-baritone Guenko Guechev has taken his natural aptitude for music and his gift of language-fluency and applied them with fervor to the specialty of 19th and early 20th century operatic interpretive vocal styles.

Professor Guechev was born in Stara Zagora, Bulgaria. He received his Bachelor's and Master's Degree in Performance from the Pancho Vladigerov State Conservatory of Music in Sofia as a student of Resa Koleva. After graduation, he continued his vocal study with the renowned Professor Sergei Afanasiev at the Tchaikovsky Conservatory in Moscow. In 1993, he was chosen from hundreds of young singers to study with the legendary operatic bass Boris Christoff in Rome, Italy.

Professor Guechev has sung principal bass roles with many European companies. He has appeared in productions of Carmen, Nabucco, Boris Godunov, Don Giovanni, Barbiere di Seviglia, Aleko, Macbeth, I Puritani, Il Trovatore, La Boheme, Tosca, La Traviata, and Un Ballo in Maschera in the countries of Austria (at the Salzburg Festspielhaus), Bulgaria, Germany (Frankfurt, Munich, Hamburg, Berlin), Switzerland, Greece, Belgium & the Netherlands, Norway, Luxembourg, France, Denmark, the United Kingdom, and the Republic of Ireland.

Shortly after moving to the United States, Professor Guechev made his U.S. opera debut in Verdi's Rigoletto with the Pittsburgh Opera in 1999. Since then, he has appeared in Lortzing's Tzar und Zimmerman, Mozart's Don Giovanni, Verdi's Il Trovatore, Puccini's Madama Butterfly, and Britten's Albert Herring with Opera Delaware, Central City Opera, Opera Syracuse and Natchez Opera Festival.

In his voice studio professor Guechev works with the students on fundamental vocal technique and wide area of repertoire. His true passion and expertise is in developing and guidance of substantial operatic voices capable of singing Verdi, Puccini and Wagner.

Professor Guechev is the founder and director of the Duquesne University Lirica Roma-, a summer vocal program based in Rome, Italy. He is also the Director of Education of the Baltimore based Inter-Atlantic Music Foundation and the foundation sponsored -Puldin International Voice Competition.' In 2003 Guenko Guechev became the representative for North America of ONE (Opera Network Europe), a network of thirty Opera Houses and Opera Festivals in Europe.