Crianças de todo o Brasil podem assistir ao concerto lúdico e educativo que ocorre neste sábado,18, e será transmitido ao vivo pelo YouTube; Festival de Música de Santa Catarina acontece em Jaraguá do Sul e completa a 20ª edição
O FEMUSC, Festival de Música de Santa Catarina, apresenta neste sábado, com transmissão ao vivo pelo You Tube, o concerto para crianças “O Retorno da O.S.N.I.” – a Orquestra Sinfônica Não-Identificada, onde o maestro argentino Norberto Garcia interpreta um astronauta que viaja no tempo e no espaço com a orquestra para encontrar o verdadeiro sentido da música. Crianças de todo o país podem entrar no mundo erudito sem sair de casa acompanhando a apresentação lúdica e educativa pelo canal @institutofemusc, a partir das 10h30 deste sábado (18).
A história vai contar sobre um personagem que não se interessa pela música clássica e terá ajuda de ninguém menos que o compositor alemão Ludwig van Beethoven, que trará a música que compôs no passado para o presente e o futuro, conta o maestro argentino Norberto Garcia.
A OSNI -Orquestra Sinfônica Não-Identificada, que faz referência ao termo OVNI – leva, então, as crianças por uma aventura pela galáxia em busca do sentido da música. A plateia acompanha os encontros de grandes compositores, trapalhadas e grandes lições de vida ao longo do espetáculo. O maestro Norberto Garcia lidera a expedição, e outros professores do FEMUSC interpretam personagens históricos para divertir crianças e toda a família.
Na trama, o flautista Curt Schroeter se fantasia de Beethoven, compositor que aparece na nova identidade visual do festival. Há ainda participações surpresa do fagotista Benjamin Coelho, do maestro Luís Lenzi e do oboísta Alex Klein, maestro, idealizador e diretor-artístico do Festival.
O programa aproxima as crianças de um repertório variado, destacando obras icônicas da música clássica. «As obras têm que ser interessantes e desafiadoras e ao mesmo tempo, têm que ser leves e divertidas para as crianças na plateia”, afirma Karina Barrionuevo, produtora do concerto.
Para inserir as crianças no universo erudito, a produção conta ainda com diferentes técnicas, como a encenação e recursos visuais.
O repertório conta com uma composição dramática de Johann Sebastian Bach e uma marcha vibrante do russo Dmitri Shostakovich, sempre acompanhando a aventura no espaço sideral.
O concerto terá duas duas partes do concerto que serão apresentadas no Grande Teatro da SCAR – Centro Cultural, em Jaraguá do Sul (SC) e divididas entre este o próximo sábado (25).
Programação FEMUSC 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival, estão disponíveis no site do oficial: www.femusc.com.br
Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram.
Acompanhe pelo YouTube
As séries Grandes Concertos e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto FEMUSC.
Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
Sobre o FEMUSC
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.