Coral moçambicano é destaque na apresentação de canto lírico do 20º FEMUSC nesta quinta (16)

A série «Vozes da África» recebe o Coral Kilimanjaro para interpretar composições africanas; Festival acontece até 25 de janeiro em Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Nesta quinta-feira (16), o coral moçambicano Kilimanjaro fará uma apresentação  especial de canto lírico, às 19h na SCAR, palco principal  do FEMUSC durante a vigésima edição. O repertório será de compositores do continente africano, como José Carlos Schwartz, Michel Barret e Estevão Felipe Chissano.

O Coral Kilimanjaro é formado por Yara da Conceição, Lourena Uamusse, Shayra Chaúque, Carla Cutana e Alfredo Matine, alunos de Maputo, Moçambique, que estão pela primeira vez em Jaraguá do Sul (SC). Ao longo destas duas semanas, eles fazem parte do Programa de Ópera e Canto Lírico do FEMUSC. Nesta noite, eles interpretam canções africanas como “A Soul Is Like a Bird” e “Kutwanana Ka Vusikoti”.

A aluna contralto Lourena Estela Uamusse também faz o solo “Crucifixus”, do músico Antonio Lotti. A obra faz parte do texto «Crucifixus etiam pro nobis» (Ele foi crucificado também por nós), exemplo da música sacra do período barroco italiano.

Grandes Concertos no Grande Teatro

Às 20h30, começa a Série Grandes Concertos, com transmissão ao vivo no canal do FEMUSC no YouTube. O tema da noite será Música de Câmara II, com destaque para o repertório composto pelo pianista norte-americano George Walker. O professor brasileiro Alexandre Dossin, que gravou toda a obra de Walker em dois CDs, interpreta as composições ao vivo.

Além dos sucessos de George Walker, o concerto inclui a obra Serenata para Violão e Cordas, de Malcom Arnold, interpretada pelo professor italiano Emanuele Segre e a Orquestra de Cordas formada pelos alunos do FEMUSC. 

Haverá ainda a apresentação de uma composição para cordas de Beethoven, feita por professores internacionais que lecionam clarinete, trompa, fagote, violino, viola, violoncelo, e contrabaixo no FEMUSC. 

Compositores clássicos no FEMUSC

Na noite desta quarta-feira (15), o 20º FEMUSC apresentou composições clássicas de Ludwig van Beethoven e Johann Sebastian Bach nas Séries Piano Masters Momento Springmann. A programação  também incluiu shows de MPB e recitais de Canto Lírico na SCAR – Centro Cultural, em Jaraguá do Sul.

Acompanhe o 20º FEMUSC pelo YouTube

As séries Grandes Concertos e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto  FEMUSC. 

Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.

Pelo Instagram, é possível acompanhar  o FEMUSC por meio do perfil @FEMUSC.

 As informações completas sobre o evento também estão disponíveis no site www.FEMUSC.com.br

Sobre o FEMUSC

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Compartilhe esse post