20º FEMUSC recebe apoio de 13 grandes empresas brasileiras

Festival Internacional de Música de Santa Catarina acontece até dia 25 de janeiro em Jaraguá do Sul, por meio por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal

A 20ª edição do FEMUSC, o  maior festival-escola de música erudita da América Latina acontece até dia 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, com apoio de 13 grandes empresas brasileiras.

A iniciativa é realizada pelo  Instituto FEMUSC, SCAR – Centro Cultural e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura e Governo Federal. Este ano o festival renovou o apoio de seus patrocinadores históricos e firmou novas parcerias com outras grandes empresas brasileiras.

Desde a primeira edição em 2006, o FEMUSC conta com o patrocínio da WEG, empresa líder no fomento à cultura em Santa Catarina, bem como das empresas Duas Rodas e Zanotti. Na última edição, o Festival passou a contar também com a Rede Itaú. Agora, se somam aos patrocinadores: o fabricante têxtil Grupo Elian, o banco BTG Pactual e o escritório Martinelli Advogados.

Além disso, o FEMUSC  recebe também o apoio da Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc, e do IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro.

Pessoas jurídicas que tributam pelo lucro real  também podem apoiar o Festival com até 4% do imposto de renda devido.  Além do apoio corporativo, o FEMUSC recebe doações de pessoas físicas, que ficam isentas do Imposto de Renda. Aqueles que fazem a declaração de IR completa podem doar até o limite de 6%, sem valor mínimo.

“Todas as doações, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, possibilitam a gratuidade do FEMUSC em todas as apresentações. Com os recursos recebidos, o Festival ainda contrata músicos do Brasil afora e oferece diariamente alimentação e formação qualificada aos alunos”, explica o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do FEMUSC.

Empresas interessadas em doar e apoiar o FEMUSC podem entrar em contato por meio do e-mail: diretoriaexecutiva@scar.art.br

Os próximos dias no FEMUSC

Nesta terça-feira (21), o Momento Springmann destaca a jovem spalla Nara Lee, escolhida em primeiro lugar entre 250 alunos inscritos para o programa de violino do FEMUSC. Às 20h, o concerto Música de Câmara III apresenta, entre as obras, «Aché», de Alejandro Civilotti, sobre o povo indígena Aché, do Paraguai. Na quarta-feira (22), a orquestra de professores estreia o Concerto para Violino de Brahms, também  com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do FEMUSC. Na quinta-feira (23), ocorre o Concerto de Gala do festival e na sexta, a apresentação da obra Madama Butterfly.

Programação FEMUSC 2025

A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial:  www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram. 

Acompanhe pelo YouTube

As séries Grandes Concertos  e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube (youtube.com/femuscoficial). Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.

Sobre o FEMUSC

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Compartilhe esse post