A colônia de férias musical que é um dos destaques do FEMUSC recebe 80 crianças de 6 a 12 anos para oficinas e recreação até 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Vagas para o curso foram preenchidas em menos de 24 horas
Um dos destaques do Festival de Música de Santa Catarina , o FEMUSC, é o FEMUSCKINHO, programa que promove a primeira imersão musical das crianças de Jaraguá do Sul e região, no Norte de Santa Catarina. Ao longo de duas semanas, a colônia de férias oferece oficinas de flauta doce, canto coral, musicalização e cordas, além de gincanas para crianças entre 6 e 12 anos, proporcionando aprendizado e recreação no SESC Jaraguá do Sul.
O Femusckinho é uma das formas que o FEMUSC encontrou para agradecer e retribuir a Jaraguá do Sul por toda a estrutura, acolhimento e público que a cidade oferece anualmente, recebendo e prestigiando apresentações de músicos de todo o mundo.
“Por meio deste projeto, o FEMUSC busca retribuir esse apoio, introduzindo as crianças da cidade e da região ao universo da música erudita, incentivando a formação cultural e artística desde cedo e deixando um legado duradouro para a comunidade local”, explica o idealizador e diretor-artístico de festival, maestro Alex Klein.
Em menos de 24h, as 80 vagas disponibilizadas para a edição de 2025 foram preenchidas – tempo recorde na história do FEMUSCKINHO, reflexo da popularidade crescente do programa entre a comunidade jaraguaense. Os 40 alunos de 6 a 8 anos vão aprender flauta doce e musicalização, enquanto os 40 de 9 a 12 anos escolhem dentre os instrumentos de cordas disponíveis.
Todos os grupos participam das aulas de canto coral e percussão corporal, em que o ritmo é trabalhado através do corpo. “A percussão corporal oferece diversos benefícios físicos, emocionais e cognitivos que são fundamentais para o músico – coordenação, concentração, criatividade, expressão -, e as crianças e os jovens se divertem muito na aula. É o momento de se movimentar e aprender”, explica a coordenadora pedagógica do curso, Vera Lucia Ferruzzi Possari.
Aos 7 anos, o aluno Gustavo Georg Eggert está pela primeira vez no FEMUSCKINHO. Inspirado no pai, que é maestro, Gustavo viaja de Schroeder até Jaraguá do Sul todas as manhãs para acompanhar as aulas de flauta doce. Além disso, ele destaca aulas de percussão e coral, em que aprende técnica musical em meio a brincadeiras didáticas dos professores Sebastião Ricardo Borba e Gilcene Fraga. “Quando crescer, eu quero continuar tocando flauta e trompete. Também quero muito aprender outros instrumentos, como harpa, violino e fagote, diz ele, contando com os próximos anos de FEMUSC.
Um programa de impacto
Muito mais do que uma colônia de férias, o projeto insere as crianças de Jaraguá do Sul no universo musical. A coordenadora pedagógica afirma: “O mais lindo disso tudo é ver, durante o ano, a sementinha que foi plantada no FEMUSCKINHO germinando nas escolas de música da cidade”.
Criado há mais de 15 anos, o programa mostra resultados robustos na vida da população jaraguaense. “Nós temos hoje professores de música que fizeram os primeiros FEMUSCKINHOS, foram para a faculdade de música, se especializaram, e hoje são nossos colegas de trabalho, acrescenta Vera Possari.
Apresentações
Zoológico Musical e FEMUSCKINHO 2025
Na manhã de sábado, 25 de janeiro, o público será convidado mais uma vez a participar da atividade lúdica Zoológico Musical. Nesse momento, os professores do FEMUSC disponibilizam seus instrumentos para exposição – como os animais no zoológico – para que a plateia possa entrar em contato direto com a música erudita. “Todos podem experimentar e tirar todas as dúvidas sobre os instrumentos da orquestra. É maravilhoso, uma experiência única para muitos, e não é só para crianças não: adultos aproveitam para conhecer e experimentar aquele instrumento diferente que desperta curiosidade”, destaca Vera Possari, coordenadora do FEMUSCKINHO.
Em seguida, às 10h, acontece o Concerto Didático, apresentação preparada especialmente para as famílias das crianças participantes do FEMUSCKINHO. Assim, após duas semanas de aprendizado e descontração, eles apresentam às 12h o Concerto de Encerramento no Grande Teatro da SCAR. A última apresentação reúne todas as turmas e integra todas as modalidades de forma dinâmica no palco.
Confira abaixo a equipe completa de professores do FEMUSCKINHO
Canto Coral: Gilcene Fraga (Londrina/PR), Rodrigo Tranquilo (Jaraguá do Sul/SC)
Flauta Doce: Paulo Wolodoizelik (Jaraguá do Sul/SC)
Musicalização: Alessandra Vanzeler (Jaraguá do Sul/SC)
Instrumentos de Cordas: Natanel Fonseca (Londrina/PR), Jorge Silva (Londrina/PR), Patricia Perizzolo (Blumenau/SC), Sabrina Boldt (Jaraguá do Sul/SC)
Percussão Corporal: Sebastião Ricardo Borba (Jaraguá do Sul/SC), Gabriela Kopke (Jaraguá do Sul/SC