Festival Internacional de Música de Santa Catarina acontece até dia 25 de janeiro em Jaraguá do Sul, por meio por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal
A 20ª edição do FEMUSC, o maior festival-escola de música erudita da América Latina acontece até dia 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, com apoio de 13 grandes empresas brasileiras.
A iniciativa é realizada pelo Instituto FEMUSC, SCAR – Centro Cultural e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura e Governo Federal. Este ano o festival renovou o apoio de seus patrocinadores históricos e firmou novas parcerias com outras grandes empresas brasileiras.
Desde a primeira edição em 2006, o FEMUSC conta com o patrocínio da WEG, empresa líder no fomento à cultura em Santa Catarina, bem como das empresas Duas Rodas e Zanotti. Na última edição, o Festival passou a contar também com a Rede Itaú. Agora, se somam aos patrocinadores: o fabricante têxtil Grupo Elian, o banco BTG Pactual e o escritório Martinelli Advogados.
Além disso, o FEMUSC recebe também o apoio da Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc, e do IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro.
Pessoas jurídicas que tributam pelo lucro real também podem apoiar o Festival com até 4% do imposto de renda devido. Além do apoio corporativo, o FEMUSC recebe doações de pessoas físicas, que ficam isentas do Imposto de Renda. Aqueles que fazem a declaração de IR completa podem doar até o limite de 6%, sem valor mínimo.
“Todas as doações, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, possibilitam a gratuidade do FEMUSC em todas as apresentações. Com os recursos recebidos, o Festival ainda contrata músicos do Brasil afora e oferece diariamente alimentação e formação qualificada aos alunos”, explica o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do FEMUSC.
Empresas interessadas em doar e apoiar o FEMUSC podem entrar em contato por meio do e-mail: diretoriaexecutiva@scar.art.br
Os próximos dias no FEMUSC
Nesta terça-feira (21), o Momento Springmann destaca a jovem spalla Nara Lee, escolhida em primeiro lugar entre 250 alunos inscritos para o programa de violino do FEMUSC. Às 20h, o concerto Música de Câmara III apresenta, entre as obras, “Aché”, de Alejandro Civilotti, sobre o povo indígena Aché, do Paraguai. Na quarta-feira (22), a orquestra de professores estreia o Concerto para Violino de Brahms, também com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do FEMUSC. Na quinta-feira (23), ocorre o Concerto de Gala do festival e na sexta, a apresentação da obra Madama Butterfly.
Programação FEMUSC 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial: www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram.
Acompanhe pelo YouTube
As séries Grandes Concertos e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube (youtube.com/femuscoficial). Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
Sobre o FEMUSC
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.