A Série Grandes Concertos da 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC fez uma homenagem às mulheres nesta terça-feira,18/01, com apresentações dos escritos da poetisa mexicana Sor Juana Ines de La Cruz. No repertório musical, composições inspiradas na obra de Sor Juana de músicos como José Loaysa y Agurto, Andrés Flores, Antonio Durán de la Mota e Rafael Antônio Castellano.
O espetáculo contou com instrumentos da música antiga como violino, flauta doce, fagote barroco, violoncelo, cravo, percussão, além de voz solista e um coral de quatro vozes que finalizou a apresentação com a obra Fogo!Fogo!. Durante o espetáculo, alguns versos de Sor Juana foram declamados pela musicista Catalina Klein, coordenadora do curso de Música Antiga do Femusc, e a apresentação de Ausente del alma contou ainda com uma performance corporal.
Sor Juana Ines de La Cruz é conhecida com a “Décima Musa”, em alusão às nove musas da mitologia grega, entidades a quem eram atribuídas a capacidade de inspirar a criação artística e científica da época.
A abertura do espetáculo também destacou a importância da violinista italiana Maddalena Lombardini, com a composição Quarteto de Cordas n. 3 em Sol menor. Maddalena começou o estudos de violinista aos sete anos e se tornou conhecida após ser descoberta por Giuseppe Tartini, o maior violinista do século XVIII.
O concerto, que também foi transmitido ao vivo pela internet, está disponível no perfil do FEMUSC, no YouTube.

Shows de MPB
Os alunos de Música Popular Brasileira subiram mais uma vez no palco do Pequeno Teatro do Scar nesta terça-feira (18) e o show contou com o repertório de artistas como João Donato, Tom Jobim, Alceu Valença, Marisa Monte, Caetano Veloso e Jacó do Bandolim.
O cantor Edinho Villas Boas mais uma vez agradou com a interpretação de Madalena, de Ivan Lins. Vanusa Cavalcante finalizou as apresentaçōes com Um Xodó de Gilberto Gil. A plateia fez coro e incentivou os alunos, que muitas vezes foram acompanhados pela banda formada por professores.

Recitais de Câmara
Na série Recitais de Câmara desta terça, os estudantes do Curso de Música Antiga apresentaram trecho da Flauta Mágica, de Mozart, e Prelúdio 1 e 2 de Jean Fraçois D’Adrieu, além de composições de Giovanni Battista Pergolesi.
As apresentaçōes de MPB e Recitais de Câmara são realizadas diariamente no Scar, sempre às 18h30 e às 19h, respectivamente. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria com 48 horas de antecedência.

Sobre o Festival
Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival Internacional FEMUSC 2022 foi criado em 2006 por iniciativa do maestro brasileiro Alex Klein. Sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional.
A 17 ª edição do Festival Internacional FEMUSC ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e a Semana da Arte Moderna de 22.

Serviço:
17ª edição do Festival Internacional FEMUSC
De 16 a 29 de janeiro de 2022
Local : Auditório do Centro Cultural SCAR
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: festival@femusc.com.br

Acesse e curta o FEMUSC o ano inteiro:
Facebook: https://www.facebook.com/groups/femusc
Instagram: https://www.instagram.com/femusc/
YouTube :https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Flickr :https://www.flickr.com/photos/femusc
Site: https://www.femusc.com.br/

Informações à imprensa:
Ana Farias – aezcom@aezcomunicacao.com.br – Fone: (11) 9 96412962
Cintia Tatini – cintruiz@gmail.com.com – Fone (11) 98080-9800
Cristina Aguilera – cristina.aguilera@midiabrazil.com.br – Fones: (11) 99539-8589 – (11) 3721-1202

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *