Idioma:

Quartetos de Cordas


PROGRAMA de QUARTETOS de CORDAS


O que é: Único em festivais de música latinoamericanos, o Programa de Quartetos de Cordas do FEMUSC oferece intenso currículo específico para jovens quartetos de cordas. Cada quarteto recebe sua própria sala de estudo climatizada para ensaios e classes de até 9 horas diárias. Professores membros do Arianna String Quartet visitam as salas providenciando instrução e lideram atividades em grupo entre todos os jovens quartetos. Não há participação em orquestras ou outras atividades dos outros programas do FEMUSC. O Programa de Quartetos de Cordas é exclusivo e separado de outras atividades musicais de modo a prover a seus participantes uma atmosfera de dedicação integral a esta formação camerística. Quartetos participantes estarão envolvidos em apresentações regulares, incluindo recitais completos. Cada quarteto deve vir ao FEMUSC preparado para apresentar quatro obras: 1) um quarteto de grande porte (Brahms, Dvorak, Bartók), 2) um quarteto de menor porte (Haydn, Mozart, Beethoven), 3) uma obra escrita por um compositor latinoamericano, seja este nascido ou ainda residente em um país continental desde o México ao sul, incluindo Porto Rico, e 4) uma obra que inclúa um ou dois músicos adicionais, como um quinteto ou sexteto, sendo estes um clarinete, viola, violoncelo, piano, violão ou outro instrumento. Distinto de outros programas do festival, o Programa de Quartetos de Cordas do FEMUSC é realizado durante um período de três semanas.

Datas: 12 de janeiro a 1 de fevereiro.

Para: jovens quartetos de cordas já formados, com repertório já apresentado em público e que tenham desejo de se aprofundar no estudo de quartetos visando profissionalização neste formato, ou adicionar esta modalidade musical às suas carreiras.

Pré-requisitos: preencher ficha de inscrição como quarteto, utilizando o nome do quarteto como nome identificador na inscrição, e fornecendo detalhes biográficos do quarteto assim como os nomes dos músicos individuais. Uma vez aceitos no Programa, é possível alterar o nome de músicos porém sem que seja alterado o nome do Quarteto.

Atividades: classes como quarteto e master classes instrumentais com membros do Arianna String Quartet. Apresentações de quarteto e música de câmara em concertos formais e de caráter social.

Custo para a matrícula: conforme regulamento aqui