Idioma:

Master Classes para Participantes Ouvintes


Masterclasses para Participantes Ouvintes


 

O FEMUSC 2021 deixará sua marca na história deste festival através da participação de ouvintes. Com um link próprio, centenas ou até milhares de participantes poderão observar as classes de mestres internacionais, fazer anotações, retornar à classe mais tarde para reforçar o conteúdo aprendido, e estarem presentes em atividades onde antes somente um pequeno grupo de jovens instrumentistas poderia participar, como o Projeto Serioso e os Quartetos de Cordas.

As master classes foram organizadas de modo a não existirem conflitos de horário entre instrumentos e atividades onde exista interesse mútuo, como por exemplo todas as cordas, ou todos os professores e atividades que envolvam um mesmo instrumento. Estes horários das master classes também permitirão a observação de classes em estilos musicais distintos, como é o caso de canto lírico (erudito) e canto popular (música popular brasileira) – o mesmo benefício estará disponível a instrumentistas de saxofone, contrabaixo, piano, percussão e violão.

Por fim, esta abertura a ouvintes convida também um grupo de devotos trabalhadores do setor cultural que já não são vistos em festivais de música já que estes são criados tendo em vista seus alunos: sim, os professores dos participantes do FEMUSC, que poderão assistir a estas classes em suas casas onde estiverem. É importante aqui elaborar sobre esta questão. O continente latino-americano possui imensas áreas geográficas que carecem de visitas regulares de grandes orquestras e atrações musicais como óperas e música de câmara. Mesmo assim, nestas regiões há professores, verdadeiros desbravadores que levam adiante o ensino instrumental apesar de imensas dificuldades. Estes professores são heróis, pois através desta dedicação são reconhecidos inúmeros talentos que fazem nossas culturas brilharem. E estes professores também necessitam de informações, reciclagem, de ver novos conceitos de ensino, e assim elevar a qualidade de seu ensino. Através das classes para ouvintes do FEMUSC 2021 estes professores receberão este apoio, assim como nosso agradecimento pelo tanto que fazem pelos nossos jovens talentos.