Idioma:

PROGRAMA AVANÇADO

Qualidades do Programa: o Programa Avançado oferece um intenso currículo de atividades individuais, música de câmara e orquestras sinfônicas. Participantes apresentam obras solo e em música de câmara na Programação Oficial do FEMUSC, e o repertório orquestral envolve obras de alto desempenho sinfônico, como “Sheherazade” de Rimsky-Korsakov e “Don Juan” de Richard Strauss.

Para quem? o Programa Avançado foi criado tendo em vista os interesses de jovens músicos que consideram seguir a música como profissão, que já tenham um excelente desempenho instrumental, e que buscam conhecimento e refinamento na fase final de seu preparo para entrar em orquestras profissionais ou em busca de educação superior internacional.

Currículo: Classes Instrumentais (2 a 3 horas diárias, dependendo do instrumento), Orquestra Sinfônica e Sinfonietta (1h15 diários), Projetos Especiais (o que são?)(até 2 horas diárias), música de câmara (até 2 horas diárias), e participação em concertos.

Número de vagas: 183, para violino (34), viola (14), violoncelo (16), contrabaixo (8), flauta (7), oboé (7), clarinete (7), fagote (7), trompa (12), trompete (6), trombone (5), trombone baixo (1), tuba (3), harpa (5), piano (12), percussão (8), canto lírico (31, sendo soprano – 10, mezzo – 10,  contralto – 5, tenor – 3 e baixo – 3).

Pré-requisitos para admissão: preencher ficha de inscrição, adicionando nela um link de gravação pré-gravado na internet (*) em serviços comuns e de fácil acesso como YouTube, Yahoo Video ou outros, nome e email de pessoa que irá enviar carta de recomendação (**) – professor, maestro, diretor ou um músico profissional que conheça o desempenho do candidato. Atenção: (*) assegure-se que sua gravação é aberta ao público, pois de outra forma ela não poderá ser ouvida e sua inscrição poderá ser rejeitada. (**) Recomenda-se consultar tal pessoa se esta aceita a responsabilidade de enviar esta recomendação, pois sua inscrição poderá ser rejeitada se porventura o recomendante não enviar a carta de recomendação. Cartas de recomendação são enviadas diretamente ao recomendante, e são preenchidas rapidamente online.

Período de inscrições: de 10 de setembro (12h, horário de Brasília) a 10 de outubro (23h59, horário de Brasília), por intermédio do site www.femusc.com.br

Processo de seleção: candidatos são selecionados com base na sua experiência e desempenho, como demonstrados em sua gravação e na informação providenciada na ficha de inscrição e carta de recomendação. É comum o Programa Avançado ter alta procura, e portanto é recomendado aos alunos que enviem gravação demonstrando sem melhor desempenho possível.